domingo, 8 de novembro de 2015

CORPO HUMANO E SEUS CATALISADORES

Aceleradores de reações estão presentes no transporte de gases, na digestão e na cicatrização de feridas.
Tudo em nosso corpo acontece com determinada velocidade. A troca do gás carbônico por ácido carbônico, não seria tão rápida se não tivesse a anidrase carbônica; sem a pepsina os alimentos não seriam decompostos rapidamente e sem a catalise enzimática não existiria uma rápida cicatrização.
Anidrase carbônica
É uma enzima que possui papel importante no transporte de gás carbônico e no controle do pH.
É utilizada como catalisador na hidratação do dióxido de carbono e na desidratação do ácido carbônico. Esta reação ocorreria normalmente com a utilização de água, mas seria um processo lento, não compatível com as trocas gasosas que ocorrem no organismo.  O aceleramento dessa reação é de 104 a 106  por segundo.

Pepsina
É uma enzima digestiva produzida no estômago, através do suco gástrico. Tem a função de transformar proteínas em aminoácidos.
É um catalisador de a compararmos com o acido clorídrico. Ao colocarmos uma proteína com a pepsina e um mesmo alimento com o acido, veremos que o da enzima irá se decompor mais rapidamente, por ser uma enzima ativa.

Catalise enzimática
Utiliza enzimas, que podem acelerar ou inibir uma reação.
Ao ser aplicado em uma ferida, irá usar de substratos, que irão reagir com a enzima catalise que é o catalisador. Então ao se colocar água oxigenada em uma ferida, com a catalise ocorrerá um fervor, se decompondo rapidamente.

Catalisador
Faz com que as moléculas presentes em uma reação reajam com uma velocidade maior, sem ser consumido durante o processo.
É utilizado em diversas reações, pois possibilita um novo caminho com uma menor energia de ativação, fazendo com que haja mais rapidamente.

Cinética Química
Estuda a velocidade das reações químicas e os agentes que as influenciam.
Os Fatores que alteram a velocidade são: temperatura, presença de luz, concentração, superfície de contato, pressão e o catalisador.
Possui dois conceitos de velocidade da reação. Um através da velocidade média das reações, que seria o quociente da variação de molaridade de um dos reagentes  ou produtos da reação, em que essa variação ocorre e outro através da velocidade instantânea, que define o valor da reação, quando os intervalos de tempo vão ficando cada vez menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário